Fanfic é um termo originário do inglês, uma abreviação de fan fiction (ficção criada por fã), tratando-se de obras escritas como continuação ou adaptação de um livro ou um filme, desenvolvendo-se a partir daí uma história paralela.

Pode-se modificar o enredo, recontando-se a história com algumas diferenças, ou utilizar as personagens da obra para criar situações completamente novas, utilizando-se ou não elementos da trama original, e mesmo misturar diferentes obras originais como inspirações para os textos produzidos. 

A comunidade “Orgulho& Preconceito – Fanfics” nasceu na esteira das comunidades que surgiram após o sucesso do filme Orgulho & Preconceito de 2005, dirigido por Joe Wright e estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen, baseado na obra-prima de Jane Austen.

Criado em 24.09.2006, o grupo nasceu pequeno como a maioria das comunidades e foi crescendo gradativamente ao longo dos anos, chegando a contar com mais de 800 participantes, algumas delas produzindo e publicando na comunidade as fanfictions que agora estão neste site. 

Em 2014, com a extinção do Orkut, as interações entre as participantes do O&P Fanfics passaram a acontecer no Facebook e o site Jane Austen Fanfics, que havia sido criado em 2009, manteve-se como espaço para preservação dos textos produzidos.

Ao final de 2020, o site Jane Austen Fanfics precisou migrar de plataforma e as fanfics foram gradativamente republicadas a partir desta data, assim como algumas histórias inéditas, mantendo-se, entretanto, o endereço original para acesso.

GRUPO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/opfanfics

EMAIL: contatojaff@gmail.com